EDIÇÕES ANTERIORES
Semana Infernal teve sua primeira edição em 2018, na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), promovida pelo Laboratório de Estudos sobre Cerâmica Antiga (LECA), sob coordenação da Profa. Dra. Carolina Kesser. O evento contou com a participação do Prof. Dr. Edison Cruxen (Coordenador LAPEHME/UNIPAMPA) que, em três encontros, apresentou palestras sobre a configuração imagética do Diabo e a geografia infernal na Idade Média.
A segunda edição foi realizada em 2019, na Universidade Federal do Pampa, no campus Jaguarão, promovida pelo Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval (LAPEHME) e pelo projeto de Pesquisa “Livrai-nos do Mal: Estudos de Demonologia, Paganismo, Heresia e Bruxaria nas Idades Média e Moderna”. Essa segunda edição, além de mesas de comunicação de discentes, contou com palestrantes da UFPEL (Profa. Dra. Carolina Kesser e a Doutoranda Amanda Basílio), UFRGS (Mestranda Carolina Suriz), UNIPAMPA (Prof. Dr. Edison Cruxen) e UFSM (Prof. Dr. Francisco de Mendonça Jr). Na ocasião a proposta do evento foi expandida, abordando temas da História Antiga e do Esoterismo no início do período Moderno.
A terceira edição realizada 2020, em ambiente virtual, foi recebida pela UFSM e promovida em parceria pelo Grupo VIRTÙ de História Medieval e Renascentista (UFSM), LECA (UFPEL) e LAPEHME (Unipampa). Contou com palestrantes da Universidade Federal de Santa Catarina (Profa. Dra. Aline da Silveira/UFSC), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Profa. Dra. Dolores Puga/UFMS), Universidade Federal de Santa Maria (Prof. Dr. Francisco de Mendonça Jr/UFSM) e Universidade Federal do Pampa (Prof. Dr. Edison Cruxen/UNIPAMPA). A conferência de encerramento foi realizada pelo convidado internacional da École Pratique des Hautes Études-Paris (Prof. Dr. Nicolas Weill-Parot/EPHE). Entre graduandos e professores doutores as seis Mesas de Comunicações tiveram a participação de 30 apresentadores, constituindo um frutífero evento de trocas e aprendizados. A terceira edição trouxe como temática Magia: Problemas, Fontes e Reflexões Historiográficas, mantendo o aspecto do longo recorte temporal onde magia, feitiçaria e bruxaria foram abordadas desde a antiguidade a modernidade.
A quarta edição, ocorrida em 2021, totalmente em ambiente virtual, foi promovida pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais Meridianum (UFSC), pelo Grupo de História Medieval e Renascentista VIRTÙ (UFSM) e pelo Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval LAPEHME (UNIPAMPA), tendo como como anfitriã a Universidade Federal de Santa Catarina. O Inferno e Outros Espaços Sobrenaturais foi a temática escolhida para esta edição, com inscrições para Ouvintes e Mesas de Comunicações, que contaram com mais de 70 apresentações. O evento teve palestrantes da Universidade Federal de Goiás (Profa. Dra. Adriana Vidotte/UFG), Universidade Estadual do Paraná (Prof. Dr. Daniel Lula Costa/UNESPAR), Museu de Arqueologia e Etnologia (Dr. Cássio de Araújo Duarte/MAE-USP), Universidade Federal de Santa Catarina (Profa. Dra. Aline da Silveira e Prof. Dr. João Eduardo Pinto Basto Lupi/UFSC) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Profa. Dra. Tamara Quírico/UERJ). A IV Semana Infernal fez a manutenção deste ambiente acadêmico de interação entre pesquisadores, discentes e docentes de diferentes instituições de ensino superior.
A quinta edição, em 2022, também ocorreu em ambiente virtual, promovida pelo Grupo de Estudos em História da Arte da Antiguidade à Primeira Época Moderna/STUDIOLO (UERJ), pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais/ MERIDIANUM (UFSC), pelo Grupo de História Medieval e Renascentista/ VIRTÙ (UFSM) e pelo Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval/LAPEHME (UNIPAMPA), tendo como como anfitriã a Profa. Dra. Tamara Quírico, Associada do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A temática escolhida para esta edição foi “Pactos e Rituais”, com inscrições para Ouvintes e Mesas de Comunicações, com mais de 60 apresentadores. O evento teve palestrantes da Université d’Orléans/França (Prof. Dr. Julien Véronèse), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Prof. Dr. Arthur Valle/UFRRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Profa. Dra. Katia Pozzer/UFRGS), Universidade de São Paulo (Prof. Dr. Carlos Roberto Nogueira/USP) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Profa. Dra. Maria Berbara/UERJ). A V Semana Infernal consagrou a relevância deste evento acadêmico na área das Ciências Humanas, que se constituí como um espaço de contatos e trocas de experiências de estudos entre pesquisadores do todo Brasil.
A sexta edição, em 2023, novamente em ambiente virtual, foi promovida pelo Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval/LAPEHME (UNIPAMPA), pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais/ MERIDIANUM (UFSC) e pelo Grupo de História Medieval e Renascentista/ VIRTÙ (UFSM), sendo sediada na Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA-Campus Jaguarão. Desta vez, o corpo ganhou destaque, com a temática “(In)Corporações Infernais: Possessões, Transes e Corporalidades”. O evento contou com centenas de inscritos como Ouvintes e 59 Apresentações, organizadas em 12 Mesas de Comunicações. Como palestrantes, esta Semana contou com a honra de receber a Profa. Dra. Florence Chave Mahir (Université Lumière Lyon II/France); Prof. Dr. Gabriel Elysio Maia Braga (UNICENTRO) e a Profa. Dra. Constanza Cavallero (Universidad de Buenos Aires). A VI Semana Infernal explorou o corpo como arena de disputa entre as forças do Bem e do Mal, o Sagrado e o Profano revelados na Carne e na Alma.

.png)